domingo, 29 de novembro de 2009

Exposição Itinerante patente no Arquivo Municipal de Melgaço

O contrabando e a emigração são dois traços marcantes da identidade concelhia, que este Município quer preservar e dar a conhecer às gerações vindouras, como testemunho de uma época repleta de "heróis" desconhecidos.
Neste contexto, fruto de uma investigação efectuada em torno da documentação alusiva a esta temática o Arquivo Municipal criou uma exposição que integra 10 painéis tamanho A0 disponível para empréstimo mediante solicitação e de acordo com as regras constantes no Regulamento do Arquivo Municipal.
Importa ressaltar do conteúdo desta exposição aspectos relacionados com a emigração e contrabando nomeadamente - os forais que regulamentavam o trânsito de bens e pessoas na fronteira, as barcas de passagem no Rio Minho, os salvo-condutos, os movimentos migratórios, bem como os processos de contrabando. Divulga ainda documentos da Secção da Guarda Fiscal de Melgaço, actualmente custodiados por esta Autarquia.

1 comentário:

Anónimo disse...

è uma exposição a visitar, até porque sou de lá perto, tenho que ir lá ver, depois deixo aqui a minha opinião para outros interessados.