segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Celorico de Basto

Percurso Histórico, legislação e regulamentação da sua constituição

No sentido de obter informações para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas usando diferentes fontes de informação: Internet e em diversa bibliografia, mas só através do contacto telefónico é que foi possível obter informação.
O Arquivo Municipal de Celorico de Basto é um arquivo pequeno e quem está a tratar da documentação é a Dr.ª Fátima Cunha que é bibliotecária, este arquivo não tem nenhum arquivista.
Ao tentarmos reunir informações junto da Dr.ª Fátima foi-nos dado as seguintes informações: este arquivo não aderiu ao PARAM; apenas possui um técnico superior (bibliotecário) e um técnico profissional; não possui plano de classificação nem regulamento; usam a Portaria 1253/2009 de 14 de Outubro para a eliminação de documentos.

Documentação produzida, organização e classificação

Os fundos que compõem o Arquivo para além dos da Câmara Municipal são: Foral de 1520, Tombo da vila, actas, testamentos, registo de correspondência, registo de expostos, recenseamento militar, e ainda recebe o depósito documentos externos à Câmara.

Instrumentos de acesso

Apenas possuem o inventário como instrumento de acesso, não têm software de gestão documental nem instrumentos de pesquisa em formato electrónico.

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