sábado, 28 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Avis

Percurso histórico, legislação e regulamentação da sua constituição
Avis foi fundada no tempo de D. Afonso II, teve foral antigo, concedido por D. Sancho II ou por D. Dinis. A 15-I-1512 D. Manuel concedeu-lho novo foral. Foi sede da Ordem Militar de S. Bento. Destacam-se as freguesias de Benavila, Ervedal e Figueira.
Em 1296 Benavila teve foral de D. Dinis, nesta freguesia existiu um hospital para pobres que foi construído por ordem de D. João V em 1740. A freguesia de Ervedal foi Ordem de Avis, aproveitou foral concedido a esta vila por D. Manuel. A freguesia de Figueira foi priorado comenda da Ordem de Avis, foi-lhe anexada a freguesia de Barros. Foi antigo concelho com foral passado por D. Manuel em Santarém a 1-X-1510. Em 1836 foi extinto como concelho, os seus habitantes recorreram às cortes para a sua reestruturação mas foi negada por deliberação de 12-V-1837.[1]
Através das informações obtidas através de e-mail e do inquérito aplicado ao Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Avis obtivemos a informação de que actualmente o arquivo está instalado no edifício da Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e que apenas tem uma funcionária que é a responsável pelo arquivo, a Dra. Marta Alexandre, que possui formação em Arquivo e Ciências Documentais. Também foi possível saber que o arquivo não aderiu ao PARAM.

Documentação produzida, organização e classificação

Através das informações obtidas através de e-mail e do inquérito aplicado, obtivemos a informação de que o arquivo possui um plano de classificação que está em fase de reformulação, não possui regulamento e não se regem pela norma ISAD (G).
Os fundos existentes neste arquivo são: da Câmara Municipal de Avis e da Santa Casa da Misericórdia.

Instrumentos de Acesso

Através das informações obtidas através do inquérito aplicado o instrumento de acesso existente é um inventário.
[1] Recenseamento dos arquivos locais: Câmaras Municipais e Misericórdias. Vol. 4 – Distrito de Portalegre. Coord. Ladislau Pereira de Figueiredo e Silva. [Lisboa]: Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1996. ISBN 972-8107-21-8. p.35.

Sem comentários: