sábado, 28 de novembro de 2009

Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Castelo de Vide

Percurso histórico, legislação e regulamentação da sua constituição
Os procedimentos para obtenção de informações actualizadas sobre este arquivo foram os mesmos que foram usados nas pesquisas de outros arquivos. Não obtivemos resposta aos e-mails enviados, por isso ligamos para a Biblioteca Municipal a confirmar se tinham recebido, mais tarde obtivemos resposta ao inquérito.

Através das informações obtidas através do inquérito aplicado ao Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Castelo de Vide obtivemos a informação de que não aderiu ao PARAM, que não possui nenhum funcionário a trabalhar directamente no Arquivo e que a responsável é a Dra. Maria José Ramiro Carrilho Miranda.

Documentação produzida, organização e classificação

O arquivo não possui um plano de classificação, não tem regulamento, não usam a Norma de Descrição ISAD (G) e regem-se pela Portaria 1253/2009 de 14 de Outubro para a eliminação de documentos.
Os fundos existentes neste arquivo, segundo a Dra. Maria José Miranda são: da Câmara Municipal de Castelo de Vide e do Antigo Grémio da Lavoura.


Instrumentos de Acesso

Segundo Fernanda Ribeiro o instrumento de acesso usado no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Castelo de Vide é um “inventário de arquivos (regional)”. [2]

[1] Recenseamento dos arquivos locais: Câmaras Municipais e Misericórdias. Vol. 4 – Distrito de Portalegre. Coord. Ladislau Pereira de Figueiredo e Silva. [Lisboa]: Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1996. ISBN 972-8107-21-8. p. 69.
[2] RIBEIRO, Fernanda – O acesso à informação nos arquivos. Vol. II - o acesso à informação no quadro de desenvolvimento dos arquivos em Portugal. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003. p. 981, 992, 1007.


Segundo informações recolhidas do livro Recenseamento dos arquivos locais: Câmaras Municipais e Misericórdias. Vol. 4 – Distrito de Portalegre, editado em 1996, o “Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Castelo de Vide está instalado na Biblioteca Municipal de Castelo de Vide numa sala própria.” [1]

Sem comentários: