domingo, 22 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Monção

Percurso histórico, legislação e regulamentação da sua constituição

Foi no feriado Municipal que o Arquivo Municipal de Monção foi inaugurado, ou seja a 12 de Março de 2007, numa cerimónia presidida pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. O edifício do Arquivo foi projectado pelo arquitecto Paulo Gomes, tem três pisos com espaços destinados à consulta, depósito e tratamento de toda a documentação existente sobre actividades municipais.
O edifício do Arquivo Municipal ao longo dos tempos sofreu grandes transformações e teve utilizações diversas. As soluções urbanísticas projectadas passaram pela recuperação integral do imóvel, garantindo-lhe a restituição dos volumes queimados num incêndio.

No Arquivo Municipal existe um poço datado da época medieval descoberto no decorrer dos trabalhos de recuperação, este poço estava associado ao sistema de fornecimento de água da povoação que vivia dentro do casco amuralhado. O Poço foi devidamente recuperado e delimitado, tem cerca de 1,5 metros de diâmetro e foi escavado até aos 8 metros de profundidade, pode ser visto pelo público que visite o Arquivo Municipal.[1]

Documentação produzida, organização e classificação

A documentação que compõe o Arquivo Municipal de Monção é sobre a administração e actividades locais, mais os fundos documentais.

Instrumentos de Acesso

Os instrumentos de acesso à informação utilizados no Arquivo Municipal de Monção são os ficheiros, inventários, guias, catálogos e índices, nenhum destes instrumentos é informatizado por isso não se encontram online. Os interessados em informação deste arquivo têm que se deslocar ao arquivo poderem aceder ao fundo documental.

[1] CÂMARA MUNICIPAL DE MONÇÃO – Arquivo Municipal de Monção. [Em linha]. Monção: Câmara Municipal de Monção, 2009. [Consult. 31 de Out. 2009]. Disponível em WWW <URL: http://www.cm-moncao.pt/portal/page/moncao/portal_municipal/Cultura/arquivo_municipal<.

Sem comentários: