segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Braga

Percurso Histórico, legislação e regulamentação da sua constituição

O Arquivo Municipal de Braga está em pleno funcionamento desde o dia 16 de Maio de 2007, depois de um período de encerramento para desinfestação do edifício.
O processo de desinfestação foi feito sobretudo para preservar o património histórico e passou por uma limpeza a fundo do próprio Arquivo.
Este Arquivo é constituído pela documentação de natureza administrativa e histórica procedente dos diferentes serviços municipais e como consequência das funções genéricas de recolha, selecção, tratamento e difusão. O Arquivo Municipal de Braga tem ligações estreitas de permuta de informação e de cooperação técnica com o Arquivo Distrital de Braga/Universidade do Minho (A.D.B./U.M.), através do Núcleo de Apoio aos Arquivos Municipais (N.A.M.) e ao abrigo de um Protocolo de Cooperação renegociado em 23/4/l992 entre o A.D.B/U.M. e as Câmaras Municipais do distrito.[1]

Documentação produzida, organização e classificação
O Arquivo Municipal de Braga mantém, sob sua protecção e preservação, a documentação produzida ou reunida pelos diferentes Órgãos e Serviços, independentemente do tipo de suporte ou formato, como resultado da actividade camarária.

Os livros findos, actas, contratos, escrituras, registos, etc., são enviados para o Arquivo Municipal com toda a documentação que lhes é inerente e respectivos índices.

O Arquivo Municipal incorpora por compra, doação ou depósito fundos arquivístico de natureza diversa de instituições externas à Câmara, em qualquer tipo de suporte (papel, filme, fita magnética, etc.) e procedentes do respectivo concelho.

O Arquivo Municipal acompanha o tratamento arquivístico, ou seja, a classificação e ordenação aplicado nos diferentes Serviços Municipais, competindo-lhe ainda intervir no sentido de uma gestão documental uniforme ou, pelo menos, devidamente controlada e extensiva a todos esses serviços.[2]
Instrumentos de acesso

O Arquivo Municipal procede de forma a manter sempre a documentação procedente dos diferentes serviços em condições de consulta rápida e eficaz pelos mesmos, utilizando para o efeito inventários e índices. [3]

[1][2][3] MUNICÍPIO DE BRAGA – Regulamento do Arquivo Municipal. [Em linha]. Braga: Município de Braga, [s.d.]. [Consultado a 4 de Nov. 2009]. Disponível em WWW < URL:www.cm-braga.pt/docs/CMB/Regulamentos/0301_RegArquivoMunicipal.pdf>.

Sem comentários: