domingo, 22 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez

Percurso Histórico, legislação e regulamentação da sua constituição

O Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez encontra-se no edifício da Câmara, tem vindo a ser tratado há cerca de 2 anos e meio, de modo que a sua organização ainda está no início. O Arquivo candidatou-se ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para reconstruir um edifício camarário para lá instalar o arquivo, mas ainda não obtiveram resposta. O arquivo ainda não dispõe de software de arquivo ou de gestão documental, decorre uma candidatura neste sentido, assim como a de aquisição de scanners para digitalização dos fundos e processos de obras e arquivo histórico.

Através do inquérito aplicado ao Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez podemos obter a seguinte informação:
- O Arquivo ainda não aderiu ao Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM) porque aguarda resposta da QREN para reconstrução de um edifício para instalar o Arquivo;
- Trabalham dois profissionais no arquivo, sendo que um é Técnico Superior de Arquivo e um Assistente Operacional, não existem lugares no quadro para Arquivo;
- Só alguns meses é que têm regulamento do arquivo, regem-se sob a norma de Descrição ISAD (G) e efectuam eliminação de documentos segundo a Portaria 1253/2009.

Documentação produzida, organização e classificação
Os fundos que compõem o Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez são segundo resposta ao inquérito:
- Administração do Concelho de Arcos de Valdevez;
- Concelho de Soajo;
- E algumas Irmandades.

Instrumentos de Acesso
O instrumento de acesso disponível no Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez é o Inventário, como o Arquivo ainda se encontra em fase de implementação não dispõem de nenhum software de gestão documental que facilite o acesso aos fundos do arquivo.

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