domingo, 22 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Valença

Percurso histórico, legislação e regulamentação da sua constituição

O Arquivo Municipal de Valença foi criado por deliberação camarária de 29 de Abril de 1997, esta deliberação aprovou a transferência dos fundos documentais com valor de conservação permanente para a Casa das Varandas que se situa na Rua da Trindade dentro das Muralhas da Vila.
A construção do arquivo veio corrigir uma falha grave: a protecção e preservação do património cultural arquivístico do Concelho de Valença, pois o Arquivo tem como obrigação proteger e salvaguardar a memória e património do povo. [1]

O Arquivo Municipal ainda não aderiu ao PARAM porque aguardam aprovação da candidatura da QREN, informação retirada do inquérito aplicado ao Arquivo.

Documentação produzida, organização e classificação

Este arquivo possui plano de classificação, possui regulamento de Arquivo, usa a norma de Descrição ISAD (G) e rege-se sob a Portaria 1253/2009 de 14 de Outubro para a eliminação de documentos.
O seu acervo documental é constituído pelo fundo da Câmara Municipal e também por outros fundos. Para mais informações consulte aqui.

Instrumentos de acesso

Os instrumentos de descrição documental existentes são: guias, inventários, catálogos, índices e está também disponível uma base de dados em Access para pesquisa em formato electrónico.

[1] MUNICÍPIO DE VALENÇA – Arquivo Municipal de Valença. [Em linha]. Valença: Município de Valença, 2009. [Consult. 2 de Nov. 2009]. Disponível em WWW < URL: http://www.cm-valenca.pt/portal/page/valenca/portal_municipal/servicos_municipais/arquivo_municipal&gt;.

Sem comentários: