domingo, 22 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Paredes de Coura

Percurso histórico, legislação e regulamentação da sua constituição

O Arquivo Municipal de Paredes de Coura foi inaugurado a 5 de Maio de 2008, está instalado na rua mais conhecida da vila, a Rua Conselheiro Miguel Dantas. O edifício do arquivo foi construído mediante comparticipação do ex-IANT/TT, com fundos e verbas da Autarquia.
Compete ao Arquivo Municipal gerir a produção documental dos serviços da vereação, bem como preservar os acervos documentais existentes no concelho. Para valorizar o património construído foi reconstruída a antiga fachada da Casa do Coucoeiro e a capela do Senhor da Cana Verde.
O Arquivo é composto por cinco áreas de depósito, recepção de documentos, higienização e limpeza, conservação e restauro, gabinetes técnicos, sala de leitura e recepção, o novo edifício está também equipado com sistemas de climatização, anti-intrusão e contra-incêndio.[1]

Documentação produzida, organização e classificação

A documentação que compõe o arquivo remonta ao séc. XVII, o rico e diferenciado Arquivo Privado da Casa do Outeiro, doado à Autarquia por familiares dos Viscondes do Peso de Melgaço. Contem os fundos da Câmara Municipal, Administração do Concelho, Arquivo Privado de Miguel Dantas, Arquivo da Colónia Agrícola da Boalhosa e acervos das escolas do concelho e arquivo do Ensino Recorrente. Para mais informações sobre os fundos consulte aqui.


Instrumentos de acesso

O Arquivo Municipal disponibiliza ao público os instrumentos de descrição documental existentes, em suporte tradicional ou electrónico, nomeadamente guias, inventários, catálogos, índices e ficheiros.

[1] CÂMARA MUNICIPAL DE PAREDES DE COURA – Arquivo Municipal de Paredes de Coura. [Em linha]. [Consult. 29 de Out. 2009]. Disponível em WWW < URL: http://www.cm-paredes-coura.pt/portal/page/paredesdecoura/portal_municipal/Cultura/arquivo_municipal>.

Sem comentários: