segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Barcelos

Percurso Histórico, legislação e regulamentação da sua constituição

Foi em Dezembro de 1997 que o Arquivo Municipal de Barcelos abriu ao público, nele é possível encontrar todo o tipo de documentos que são produzidos pela Câmara Municipal, em função e no decurso da sua actividade.
Os acervos que compõem o Arquivo são preciosas fontes de informação para os estudos da história local, em especial do Município de Barcelos.
Através do contacto telefónico fomos informadas que a autarquia possui 3 Arquivos: o Arquivo Histórico localizado num edifício externo à Câmara, o Arquivo Intermédio para a correspondência camarária e o Arquivo Corrente que está localizado na secção das obras, este dois últimos encontram-se no edifício da Câmara, a documentação do Arquivo Intermédio e do Corrente posteriormente é enviada para o Arquivo Histórico. Os três Arquivos funcionam da mesma forma, a documentação que os compõem é parecida.
Através do Inquérito aplicado podemos saber que o Arquivo aderiu ao PARAM em 2005, que usam o plano de classificação de acordo com o da Torre do Tombo, então na fase experimental do uso da Norma ISAD (G), regem-se pela Portaria 1253/2009 de 14 de Outubro para a eliminação de documentos e já tem regulamente do Arquivo.



Documentação produzida, organização e classificação

Os fundos que têm sob protecção do Arquivo são para além dos fundos da Câmara os fundos do Foral 1515, Junta de Freguesia de Barcelos e documentação das Escolas de Barcelos.
Os acervos do Arquivo são compostos também por documentos referentes a ordens régias, leis, cartas precatórias, colecções de legislação, pautas, actas, posturas, regulamentos, editais, acórdãos municipais, livros de correspondência recebida e expedida, escrituras, inventários patrimoniais (tombos, prazos, testamentos), livros de receita e despesa, contabilidade e tesouraria, séries relativas a impostos, eleições, funções militares, justiças, habitação, assistência, educação, cultura, actividades económicas, etc.

Instrumentos de Acesso

Os instrumentos de acesso que disponibilizam são o inventário, guia, catálogo, registo, lista e índices, o Arquivo ainda não tem instrumentos de pesquisa em formato electrónico.
Fazem digitalização para uso interno e prestam serviços de fotocópias e digitalização; como serviços de referência têm sala de leitura, atendimento geral, depósito, sala de trabalho, sala de digitalização e serviços educativos desde 2004.

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