segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Arquivo Municipal de Esposende

Percurso Histórico, legislação e regulamentação da sua constituição
Para obter informações para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas usando diferentes fontes de informação: Internet e em diversa bibliografia, mas só através do contacto telefónico é que foi possível recolher informação, que serviu para nos clarificar em que ponto de situação se encontra o arquivo de Esposende. Após análise do Inquérito ficamos a saber que o Arquivo aderiu ao PARAM, tem um Técnico Superior e um Técnico de BAD.
Foi possível saber também que a Câmara Municipal de Esposende está a digitalizar todos os documentos do Arquivo, a autarquia pretende assegurar principalmente a sua preservação. A digitalização é feita por fases, numa primeira fase foi feita a digitalização dos documentos mais antigos, mais deteriorados e mais relevantes e de actas da Câmara correspondentes ao período entre 1639 e 1940. O restante acervo documental é tratado conforme a necessidade do Arquivo.

Documentação produzida, organização e classificação

O Arquivo Municipal tem de momento um plano de classificação, usa a norma de Descrição ISAD (G), efectuam a eliminação dos documentos segundo a Portaria 1253/2009 de 14 de Outubro.
Os Fundos que compõem o Arquivo são só fundos Camarários, da administração Concelhia.

Instrumentos de acesso

O instrumentos de acesso usado é o inventário. Este arquivo ainda não tem software de gestão documental, nem possui instrumentos de pesquisa em formato digital.

Sem comentários: