domingo, 22 de novembro de 2009

Arquivo Distrital de Braga

Percurso histórico, legislação e regulamentação da sua constituição

"Um dos principais Arquivos do país, detentor do mais rico e importante de todos os cartórios eclesiásticos portugueses: o Cartório do Cabido Bracarense.”[1]
O Arquivo Distrital de Braga foi criado a 11 de Agosto de 1917 pelo Decreto-Lei n.º 3286, que determinou os fundos de que é depositário.
Houve posteriormente, a incorporação de outros documentos e fundos documentais, nomeadamente o Arquivo particular e diplomático do Conde da Barca, que vieram enriquecer significativamente o espólio desta Instituição.
Inicialmente as instalações do Arquivo eram muito más, este debateu-se com gravíssimas dificuldades durante vários anos. Como escreveu o Dr. Alberto Feio, a documentação fora dispersa por três prédios, separados uns dos outros, e em precárias condições de acomodação. Esta situação manteve-se até 1934, data em que foi transferido para antigo Paço do Arcebispo D. José de Bragança.
O Arquivo Distrital e a Biblioteca Pública foram integrados na Universidade do Minho em 1976 pelo Decreto-Lei n.402/73, de 11 de Agosto, o que beneficiou em muitos ambos os serviços. A partir de 1984, e no âmbito das atribuições legais, procedeu-se à implementação de outros serviços e à sua projecção no exterior.
O Arquivo Distrital de Braga é membro do Conselho Cultural da Universidade do Minho, pelo Despacho Normativo n.80/89, de 7 de Agosto e pelos Estatutos da Universidade do Minho, publicados em anexo a este despacho.[2]

Documentação produzida, organização e classificação

Os acervos arquivísticos são compostos por fundos da administração Camarária, Registo Civil, Familiares, Associativos, Colecções entre muitos outros. Para mais informações sobre os fundos consulte aqui.
Instrumentos de Acesso

O Arquivo Distrital de Braga disponibiliza já há vários anos o acesso online à sua riquíssima base de dados de Inquirições Genere, e tem disponível em formato PDF o inventário dos Fundos Paroquiais que o Arquivo Distrital de Braga tem na sua protecção.

[1] [2] Universidade do Minho – Arquivo Distrital de Braga. [Em linha]. Braga: Universidade do Minho, 2009. [Consult. 2 de Nov. de 2009]. Disponível em: WWW < URL: http://www.adb.pt/Default.aspx?tabindex=2&tabid=7&pageid=9&lang=pt-PT&gt;.

Sem comentários: